quarta-feira, 27 de abril de 2011

ETERNA DISCUSSÃO – GENERALIZAR É SEMPRE UMA BURRICE

O tão falado post da Lilian Pacce:

Autofagia blogueira

sex, 15/04/11por canalgnt |categoria moda| tags blog, blogueiras


Outro dia recebi um press release (ou texto de divulgação) cujo título era algo como: “Blogueira estará no evento xis”. Ri, mas depois fiquei preocupada. Acho que o fenômeno dos blogs está ameaçado, está virando piada pronta. O simples fato de alguém ser “blogueiro” não o credencia a muita coisa. Meu filho (que é muito esperto, é claro! rsrsrs) tem 10 anos e criou 2 blogs numa tarde. É um blogueiro. Mas será que ele está pronto pra ser levado a sério pelo mercado – seja lá que mercado for?

Bem, se oferecessem a ele algum videogame novo, ele iria aceitar e divulgar com todo entusiasmo infantil, mas não teria elementos suficientes pra uma análise mais profunda ou pra checar uma informação ou outras atividades inerentes ao jornalismo. Mas daí vem a pergunta: blog é jornalismo?

Pode ser, mas como veículo de comunicação ágil e poderoso é preciso estabelecer alguns parâmetros – inclusive de ética. A primeira geração de blogs de moda no Brasil trouxe na época uma importante discussão sobre posts pagos e publicidade, por exemplo. Um anúncio no blog comprometeria a isenção daquela pessoa sobre assuntos relacionados aquele cliente? Era ok ganhar cachê sobre a divulgação de um material que, originalmente, deveria expressar a opinião espontânea daquele indivíduo? Era ok não sinalizar claramente para o leitor que o conteúdo daquele post tinha sido vendido?

O tempo passou e o cenário mudou mais rápido do que se imaginava. Hoje ter anúncios em blogs é comum, bem como posts pagos (alguns devidamente sinalizados, outros nem tanto). Mas a coisa toda evoluiu: basta mandar um tênis pro blogueiro e ele se sente a pessoa mais importante do mundo e assim comenta com o entusiasmo de uma criança as qualidades daquele produto. Basta oferecer duas bolsas pra uma blogueira e ela fará vários posts sobre aquela marca. E quando a coisa é negociada em rede, vira tudo uma coisa só. E o que poderia ganhar força acaba num processo autofágico…

Pena, afinal uma plataforma tão aberta e dinâmica como um blog merece um certo cuidado, e até um certo respeito. Os blogs hoje estão vivendo o dilema de ceder à sedução barata, sem muito critério. Talvez, a próxima onda chegue antes desta resposta, mas enquanto isso, um alerta: não confie nos obrigatórios “looks do dia”, por exemplo. Eles podem ser uma publicidade personalizada e não uma escolha autêntica daquela blogueira


http://gnt.globo.com/platb/pelamoda/2011/04/15/autofagia-blogueira/




Não vejo o porquê de uma jornalista como ela falar de uma forma tão limitada e até debochada do mundo dos blogs. Os mimos e agrados aos jornalistas sempre existiram e muitas vezes ninguém ficava sabendo. Parece um pouco o sujo falando do mal falado. Gostei da parte em que ela diz: “RI, MAS DEPOIS FIQUEI PREOUCUPADA”.
Estou um pouco decepcionada pois somos suas leitoras, o seu público na internet, quem será que ela acha que entra no blog dela para ler sobre comportamento, moda e afins?


Para mim, BLOG é um veículo pessoal e não obrigatório a ninguém, tipo um “diário de bordo” – temos o direito de nos expressar e compartilhar o que achamos válido (opiniões/reflexões/impressões), cabe ao leitor selecionar o que lê. A qualidade das revistas e editorias é inegável, mas muitas mulheres não tem acesso aos itens mostrados, e ficam felizes em saber que o Boticário lançou algum produto novo; e não vai comprar só porque a blogueira indicou, e sim porque foi indicado, experimentado, adorado e comprado. Gosto também de ver dos looks do dia, pois me inspira a idéias/combinações que nunca tentei e vejo algo que não funciona em mim, ficar ótimo em outra pessoa.


Resumindo:
Sempre em tudo haverá o bom e o mal, o que importa mesmo é o respeito, principalmente em relação às opiniões e diferenças dos outros.



Para mim, BLOG é um veículo pessoal e não obrigatório a ninguém, tipo um “diário de bordo” – temos o direito de nos expressar e compartilhar o que achamos válido (opiniões/reflexões/impressões), cabe ao leitor selecionar o que lê. A qualidade das revistas e editorias é inegável, mas muitas mulheres não tem acesso aos itens mostrados, e ficam felizes em saber que o Boticário lançou algum produto novo; e não vai comprar só porque a blogueira indicou, e sim porque foi indicado, experimentado, adorado e comprado. Gosto também de ver dos looks do dia, pois me inspira a idéias/combinações que nunca tentei e vejo algo que não funciona em mim, ficar ótimo em outra pessoa.


Resumindo:
Sempre em tudo haverá o bom e o mal, o que importa mesmo é o respeito, principalmente em relação às opiniões e diferenças dos outros.

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